Para estrear o BLOG da Sou Brigite, escolhi um tema talvez polêmico, mas sincero: seu sutiã.

É manas, esse acessório que encontramos em 95% das gavetas femininas do Brasil, pode ser um vilão no seu look. Mas calma que não vim aqui demonizar o sutiã...

Vamos aos fatos: grande parte de nós não sabe escolher o modelo, nem mesmo o tamanho ideal e qual o primeiro resultado? Incomoda MUITO e ajuda bem pouco. Mas além da questão de saúde (pesquisa aí quantas mulheres têm problemas de coluna por escolher mal seus amigos do peito), alguns modelos não servem para o dia a dia, o que quer dizer que marcam na sua roupa e chamam mais atenção do que você gostaria.

Você já deve ter provado uma blusa e quando olhou no espelho pensou: ela não me favorece, não me sinto à vontade com ela. A questão é que na maioria das vezes, é o sutiã que prejudica a imagem, porque não está sustentando bem seus seios, ou está marcando aquelas dobras nas costas, apertando demais seus ombros... enfim, um caos no mundo da roupa íntima.

Mas você já parou para analisar os modelos? Segue o fio...

O sutiã meia-taça é sexy, lindo... mas adequado apenas para seios pequenos cuja ideia seja elevar e destacar os seios em um decote quadrado. Lembra das roupas de época, que usavam espartilhos apertados com os seios quase pulando para fora do vestido (o que eu carinhosamente ilustro como parece um temaki)? Então, é basicamente essa a ideia, por isso se você tem muito busto, o meia taça vai transbordar e visualmente cortar seus seios (o efeito temaki). 

Já o sutiã triângulo, na maioria das vezes, separa muito os seios; lembra do biquíni, só que com um tecido mais fino. Se a ideia é usar um decote profundo, ok, agora para as blusas mais justas e com decote comum, tenha consciência que ele deixará seus seios visualmente caídos. E tem mais. Como ele não traz tanta sustentação, não serve para seios grandes, que ficam aparentemente ainda maiores, separados e caídos (lembre dos sutiãs das nossas vozinhas...). Ah, e tem o fato de que geralmente as laterais e as costas desse modelo são finas, ou seja, serão quase um fio dental no meio das suas costas, marcando suas dobras, o que obviamente não valorizará a roupa/o look.

Então a indústria salvadora criou o sutiã top! Ah, que maravilha de conforto e sustentação, né? Só que não. A maioria faz tanto volume sob a blusa que aparentamos ter esquecido o acessório em casa e usado o top de treino no lugar, ou seja, aparece mais que a própria blusa. Se ele for bem fininho, para passar despercebido, não tem sustentação, logo, não tem utilidade. Além disso, temos aquela situação que ninguém fala e todas vivem: para quem tem pneuzinho(s) como eu, esse abençoado vai enrolar o dia todo, travando aquela guerra onde os primeiros 30 minutos você tenta desenrolar para não marcar a blusa e enaltecer seu pneuzinho transformando em um pneu de caminhão, mas depois se torna tão irritante (e até deselegante ter que arrumar publicamente toda hora) que você desiste e deixa criar aquela leve montanha no seu corpo. Depois dessa briga durante o dia, ainda tem o desconforto para tirá-lo no fim do dia, onde você acaba enrolada nele.

Por fim, não podia deixar em branco um tópico que vocês ficarão bravas: a renda.

Aaaaaaiiiii a renda no sutiã, tão sexy e ineficiente. Ah, vamos combinar, a renda incomoda, coça, não sustenta nada (nem peito, nem relacionamento) e ainda marca sob a roupa. Você já viu uma celebridade no dia a dia com sutiã marcando a roupa? Não, porque a roupa precisa chamar a atenção, não a roupa íntima. Deixa a renda para os momentos a dois, mas esquece ela no seu dia a dia se você usa peças que com a renda por baixo, parece que você está embrulhada em um papel alumínio amassado (captou a cena? É isso).

Tá bom, eu detonei as opções acima e o que eu sugiro?

Sutiã que cubra seus seios (não totalmente também), com alças que não te incomodem, laterais e costas mais largas para disfarçar qualquer pneu que você queira, e claro, que te traga sustentação. Tem vários por aí, um para cada gosto, cor e tamanho, até bolso. Só saiba escolher bem e claro, no tamanho real do seu busto, nem menor, nem maior.

Testa e me conta se isso não deu diferença nos seus looks.

;)

 

Mari Gottsfritz